quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Bolonhesa de Soja





Normalmente cozinho a soja granulada como a carne, e portanto dá-me para os mesmos fins: Esparguete à bolonhesa (como na imagem), empadão, lasanha...


Soja granulada (Não sei as medidas)
Azeite
2 tomates
2 dentes de alho
1 cebola
1 colher de sopa de molho de soja
Vinho branco
Sal
Pimenta

Deixar a soja de molho em água até ganhar volume. Aquecer um fio de azeite e alourar a cebola e o alho picado. Juntar o tomate picado e mexer. Juntar a soja granulada e envolver. Juntar o vinho branco, tapar e deixar cozinhar durante 20 minutos. Temperar com o molho de soja, o sal e a pimenta.

Servir com massa, arroz, ou utilizar para empadão.

4 comentários:

Papinha Doce disse...

Nunca comi soja... será bom??? Pelos visto é, tenho de experimentar.

Bjinho
Papinha Doce

Agridoce disse...

Eu costumo juntar cogumelos cortados em bocadinhos pequeninos, e temperar com oregãos :) Com pimentos também fica bom! Mas isto sou eu a inventar eheh :)

Queen of Hearts disse...

Olha, vou experimentar! Parece-me muito bem. A ver se consigo enganar o M... :)

Anónimo disse...

Gosto bastante de soja, há uns bifes desidratados que são óptimos e perfeitos para um "desenrasque". Basta mergulha-los uns minutos (5-10) em leite (que costumo temperar e prefiro o de soja) e preparar a gosto.

Quanto ao sabor, diria que é do tipo. Primeiro estranha-se, depois entranha-se! Tem um sabor muito característico, mas dependendo do tempero/confecção pode ser disfarçado.