quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um strogonoff muito simples


Gosto muito deste prato, sobretudo pela textura dos cogumelos e pela mistura do molho com o arroz simples, mas evito fazer por causa das natas...


Para o strogonoff:
- Faço um refogado com azeite, cebola e alho picados, e espero até alourar
- Coloco bastantes cogumelos cortados às fatias e deixo fritar
- Tempero com sal e colorau, e junto o peito de perú às tiras, mexendo bem e tapando a panela de seguida
- Entretanto misturo 1 pacote de natas (eu uso natas de soja) com um bocadinho de café solúvel, pimenta de caiena, sal e uma colher de sobremesa de mostarda
- Quando vejo que o perú está cozinhado, junto as natas, mexo bem e deixo cozinhar durante uns minutos
(também fica bom com um bocadinho de polpa de tomate)


Para o arroz:
- Faço um refogado com azeite e cebola e/ou alho
- Junto 1 medida de arroz vaporizado, mexo bem e deixo cozinhar uns minutinhos
- Adiciono 2 medidas de água a ferver, mexo, tempero com sal e tapo a panela
- Quando o arroz está quase cozinhado, desligo o fogão sem levantar a tampa, e espero até a água ser totalmente absorvida


Desta vez acompanhei com uma salada de tomate e manjericão.

8 comentários:

Queen of Hearts disse...

Soa ma-ra-vi-lho-sa-men-te! :)) Hei-se fazer, mas com natas de soja light (agora é só o que eu uso... não se pode dizer que o sabor seja exactamente igual às natas, mas não é mau).

Só um apontamento de que me lembrei: uma altura ouvi umas senhoras a falar entre si, e uma delas dizia que refogar alho e cebola ao mesmo tempo dificultava a digestão da comida. Não sei se é ou não verdade - tenho de investigar - mas fiquei sugestionada e então só tenho refogado um ou outro. :) Mas vou ver se apuro a veracidade dessa afirmação.

Julie disse...

Ainda estou para descobrir uma receita de strogonoff sem natas. :)

Paulinha disse...

Também gosto imenso de Strogonoff e este pratinho ficou com aspecto delicioso =)
Nunca provei arroz vaporizado, é bom? Eu costumo usar Arroz Agulha.

Beijinhos

Hoje Vou Casar Assim disse...

Obrigada pelos comentários :)

Queen, eu também uso natas de soja, mas esqueci-me de referir. Por acaso gosto do sabor :)
Quanto ao refogado, nunca tinha ouvido falar, mas vou também investigar!

JS, é possível fazer um molho com leite e café, mas eu não gosto tanto. Também é possível juntar leite às natas.

Paulinha, eu tenho usado quase sempre arroz vaporizado porque, para além de ser bom, fica sempre bem. Para fazer arroz solto, então, é perfeito.


beijinhos

Anónimo disse...

Hum.. tem tão bom aspecto! :)
Eu adoro strogonoff. Ainda não experimentei as natas de soja, o sabor fica muito muito diferente das natas "normais"?

Hoje Vou Casar Assim disse...

Obrigada :)

Eu confesso que já não me lembro bem do sabor das natas normais, a não ser nos doces.

Só sei que gosto muito do sabor destas, mesmo não gostando de leite de soja...

Anónimo disse...

Costumo fazer uma semelhante, mas de especiarias praticamente só uso a pimenta preta, vou experimentar esta! Aposto que a mostarda deve dar um toque muito bom, pena que aqui em casa, há quem não suporte :/

Quanto ao arroz, quando o quero baste solto cozo-o só em água e depois de escorrer passo por àgua fria para não cozer mais. Por norma não tempero se for para acompanhar algo com molhos, caso contrário ponho um pouco óregãos ou sal.

Eu uso natas de soja (a manteiga de soja também fica muito bem na comida) e gosto bastante, tanto do sabor como da textura que parece mais aveludada. Até para dar mais consistência aos molhos ficam muito bem!


Também já ouvi falar mal da junção da cebola/alho (os antigos (como a minha avó chama aos mais velhos que ela) diziam que isso não faz bem, se quiseres faz separado, diz ela). Costumo combinar quando faço ceboladas ou algo que envolva bacalhau, nos refogados uso um dos 2 dependendo do resultado que quero.

E? disse...

A mostarda é um condimento interessante, porque se for cozinhada durante algum tempo fica muito menos intensa.

Esse truque é realmente bom para o arroz :)
Eu não costumo recorrer a ele porque com o arroz vaporizado e um bocadinho menos de 2 medidas de água fica sempre solto e sem líquido.

E obrigada pelas dicas :)

beijinhos